Cientistas Políticos sobre democracia

Não é minha especialidade, mas tudo indica que tem cientista político falando umas abobrinhas fazendo afirmações controversas sobre… política.

Numa entrevista ao Estadão, Mainwaring (creio que é um brazilianista), diz:

Segundo as avaliações da Freedom House (organização sem fins lucrativos sediada em Washington que promove pesquisas sobre direitos humanos, democracia e Estado de Direito), em 1978, quando a terceira onda de democratização na América Latina teve início, 30% dos países do mundo eram considerados livres, 35% eram parcialmente livres e 24% não eram livres. Essas estimativas não eram tão precisas na década de 70, mas são a única fonte confiável disponível. (grifos meus)

Não, não e não. A Freedom House não é a única fonte confiável disponível com dados sobre democracia de países nos anos 70 e agora. Eu sei disso, entre outras coisas, porque eu usei na minha tese de doutorado uma base de dados, que vai de 1945 até 2008! Não só isso, mas temos uma base super famosa entre cientista políticos, a Polity IV, com dados até antes da segunda Guerra Mundial.

Por fim, o índice da Freedom House é, entre todos esses, o mais criticado, justamente por não ser muito confiável, reroduzível (replicável) e sem critérios abertos e bem definidos para classificação dos países. Sem falar que eles são suspeitos de se deixarem viesar por sua ideologia liberal/libertária.

Então, sinceramente, não sei como uma afirmação dessas pode sair da boca de um cientista político do calibre do Mainwaring. Talvez tenha sido distorcido pelo jornalista, ou ele tenha se confundido na hora, mas não parecem ser explicações razoáveis…

ps.: Não quero aqui pegar no pé de ninguém, apenas não fiquei feliz com a implicação (lógica e obviamente não intencional) de que na minha tese de doutorado, por exemplo, eu usei dados não confiáveis. Dados não confiáveis são os da Freedom House, não os que usei na minha tese.

 

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em estatística, Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Cientistas Políticos sobre democracia

  1. DR. ABBOUD LAHDO disse:

    TODOS OS FATOS SÃO VERDADEIROS. DOCUMENTAÇÃO ROBUSTA. PRECISO DE VOCES
    PARA ME AJUDAREM
    LEIA A REPORTAGEM DA FOLHA DE SÃO PAULO EM DATA DE 15/05/2012-FALANDO DO AUMENTO PATRIMONIAL DE DESEMBARGADORES DO MS

    PRECISO DA AJUDA DE VOCES. TENHO FARTAS E ROBUSTAS PROVAS. HOJE ME AMEAÇAM
    COM FALSAS ACUSAÇÕES. QUEREM CALAR A VOZ QUE DENUNCIA OS DESMANDOS
    NOBRE AMIGO :

    O CNJ IGNORA O QUE PASSA NA JUSTIÇA. ENTÃO É DE SE PERGUNTAR, ESTARIA O
    CNJ CUMPRINDO O SEU PAPEL, OU APENAS VIVENDO DE APARENCIAS E A CORRUPÇÃO
    CONTINUA CADA VEZ MAIS PROFUNDA?

    AJUDE A DIVULGAR

    É BOM CONHECER UM POUCO DA JUSTIÇA:
    É BOM VERIFICAR AS DENUNCIAS DO DR. ABBOUDLAHDO NO YOU TUBE SOBRE A
    JUSTIÇA NO BRASIL

    estes são alguns vídeos que fez sobre invasão de terras no ms pelo poder
    judiciario
    SOU JORNALISTA FOTOGRAFICO E TAMBÉM DIRIGI O FILME DE LONGA METRAGEM
    INTITULADO PARALELOS TRAGICOS

    PRECISO DE ASILO POLITICO

Deixe um comentário

