Racismo e Homofobia em jogos multiplayer

Eu costumo jogar o jogo de computador Star Craft II. Nesse jogo, há três raças (terranos, protoss e zergs) e existem várias formas de combates entre as raças e modos multiplayers. Inicialmente, a Blizzard, empresa criadora do jogo, permitia apenas que jogadores da América Latina jogassem entre si. Outras regiões do mundo tinham suas próprias divisões.

Recenetemente, a Blizzard juntou a AL com os EUA e Canadá, criando uma região única para a América. Várias diferenças puderam ser observadas a partir daí, mas uma diferença marcante para mim é qual a forma de xingamento mais usada em cada região. Na América Latina, particularmente no Brasil, os comentários mais usados eram homofóbicos: Seu viado, seu bicha, gay etc. Como se alguém ser gay fosse um xingamento. Após a fusão com os americanos, percebi que o principal xingamento é nigger (negro, que tem conotação pejorativa). Quase não tem xingamento homofóbico, mas tem muito de nigger. Às vezes até de estranhos que por acaso estão no mesmo time que eu.

Eu sempre me sinto mal com essas coisas. Na última vez que estava jogando, minha internet deu um problema e começaram a me xingar. Até aí tudo bem. Mas uma hora o cara falou algo como: fucking nigger… E aí ei falei: why the fuck some people here are racists? O cara não falou nada e, como minha internet continuasse com problemas, me xingou pedindo pra sair, mas sem usar o nigger. Eu fiquei aqui pensando comigo: será que eles acham que não há negros jogando Star Craft II? Não é revelador esses xingamentos mais comuns nesses jogos? Alguma pesquisa que coletasse dados a respeito poderia ser bem útil, embora tenha a questão da violação da privacidade.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em internet, Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

