Dificuldade em ler coisas da direita

Tenho tentando ler alguns blogs da direita (na prática um só, que é o Marginal Revolution), mas está difícil. É muito ruim.  Não sei como as pessoas conseguem.

Eu tinha problemas desde muito tempo com o nome do blog. Mas aí eram idiossincrasias e deixei de lado e passei a acompanhar, depois de ver tanta gente boa linkando e comentando coisa de lá. Mas sinceramente tá difícil. É muito conservadorismo e direitismo.

Talvez você se pergunte porque raios eu gastaria meu tempo lendo coisas de direita. E a razão é que eu sinceramente acho que a tendência aos grupos se fecharem em si mesmos é especialmente danosa e enche meu saco. Eu particularmente não aguento ouvir a mesma ladainha da esquerda, com os mesmos termos e jargões. Então, acredito que é preciso oxigenar as coisas. Mas talvez eu tenha problema com a direita em assuntos econômicos. A miopia é tão grande, que chega a ser difícil escrever críticas, de tão longo que ia ser pra colocar em palavras o sentimento. Mas dou um exemplo.

Li no Brad  de Long um economista que argumentava mais ou menos o seguinte (eu distorço um pouco, mas bem pouco). PIB abaixo do PIB potencial e desemprego é indicador de política monetária contracionista. Como isso tá ocorrendo nos EUA, a política monetária é contracionista. Quer dizer, o cara tá defininindo problema de falta de demanda agregada como política monetátia contracionista, de forma que é impossível que o governo tenha algum papel a exercer via política fiscal.

É uma estupidez, uma operação ideológica clara feita como se fosse ciência econômica, algo tão rastaquera, que chega a ser humilhante pra esse pessoal que fala essas abobrinhas. Aí, você vai no Marginal Revoluion, e vê algum comentário sobre isso? Não, mas vê citação do mesmo autor falando outras coisas, direitosas, que o Tyler Cowen concorda. Então, o agenda setting no tópico é um negócio tão viesado, que cansa.

ps.: Não, meu problema não é que um cara de direita fique fazendo posts só de direita. É que, parece-me,  o Tyler Cowen se pretende alguém mais neutro, um análista mais ou menos imparcial, um cientista enfim. Se você vai discutir teoria econômica no seu blog e quer argumentar que é preciso elevar a discussão econômica, você tem que desmontar não apenas os argumentos ruins (na sua opinião) da esquerda, mas também da direita.

 

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dificuldade em ler coisas da direita

  1. Transeunte disse:

    “Tenho tentando ler alguns blogs da direita (na prática um só, que é o Marginal Revolution), mas está difícil. ”
    Amém.

    “Talvez você se pergunte porque raios eu gastaria meu tempo lendo coisas de direita. E a razão é que eu sinceramente acho que a tendência aos grupos se fecharem em si mesmos é especialmente danosa e enche meu saco. ”
    Amém!
    Parece coisa de padre né? Todo mundo falando a mesma coisa, escrevendo as mesmas coisas… Me lembra certinho aquelas bibliotecas de mosteiros e grupos religiosos, enormes, abarrotadas de livros, todos falando a mesma coisa, cultuando a mesma figura… haja saco!

Deixe uma resposta

