Via The Crooked Timber, sensacional link com notas não publicadas, de Adorno e Hockheimer, sobre um novo Manifesto Comunista (nos anos 50 do século passado, pelo que entendi).
Li tudo, mas ainda não consegui digerir. Tem coisas que não entendi. Mas eles também sempre foram meio elípticos, difíceis de entender. Depois vou reler com mais calma. Se alguém ler e quiser comentar, faça o favor.
ps.: Pra quem não sabe, Adorno e HockHeimer foram dois dos mais influentes e importantes filósofos marxistas após a Revolução Russa. Não somente criaram a “escola de Frankfurt”, como também instauraram uma nova agenda para o pensamento crítico, avançando em relação à Marx e ao marxismo oficial da URSS. São também autores do clássico ‘Dialética do Esclarecimento’, que entre outras coisas argumenta que a própria razão traz em si o seu negativo, isto é, o Mito. Em outras palavras, o próprio processo de racionalização, cujo maior exemplo seria o esclarecimento (às vezes traduzido por iluminismo, mas em alemão é Aufklarung, e esclarecimento é mais adequado, pois dá a idéia de processo, presente no termo em alemão) seria mitológico. Creio que é algo assim. Faz tempo que li e nunca li o livro inteiro!