Imigração

O post de hoje vai em português. Não é por nada não, mas é que é pra linkar pra uma resenha feita no Amálgama, de uma biografia que acabou de sair sobre Aracy de Carvalho. Aracy de carvalho, para quem não sabe, ajudou Judeus na Alemanha a fugirem para o Brasil sob o Nazismo, contra a ordem oficial do governo Brasileiro (vergonha!).

Não sei se já falei aqui sobre isso anteriormente, mas quando esses países Europeus fecham suas fronteiras para imigrantes, eles deviam lembrar quando eles buscavam refúgio em outros países.

Um trecho da Resenha:

A ser verdade o que se tem de indícios do comportamento do cônsul brasileiro em Hamburgo, os diversos judeus que procuraram o consulado no início de 1939 podem se considerar sortudos. O cônsul devia estar de férias, pois lidando com suas tarefas estava o cônsul adjunto, um jovem da mesma idade de Aracy, iniciando sua carreira diplomática e mais solidário àqueles em busca de um salvo-conduto para o Brasil, sujeito que nos anos seguintes ficaria famoso em seu país: João Guimarães Rosa. Günter Heilborn disse que Aracy saía constantemente de seu posto para ir consultar o “Snr. Rosas”

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em literatura, Manoel Galdino, orquídeas selvagens, Política e Economia e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s