A delicadeza do Amor

Saiu uma resenha no Amálgama sobre o filme “A delicadeza do amor”. Gostei da resenha, mas queria acrescentar algumas coisas que me fizeram gostar um pouco menos do filme do que a crítica do Amálgama.

Para retratar a o fato de que Markus era um nerd meio estranho e como o amor transforma o lhar da gente, os diretores filmavam Markus de um jeito que o deixava meio feio, desengonçado e estranho. E à medida que Natalie ia gostando de Markus, ele era filmado de uma forma mais favorável e parecia mais botino e menos desengonçado. Só que isso foi feito de maneira tão explícita, tão didática, que ficou parecendo que a platéia foi subestimada. Em outras palavras, o didatismo atrapalhou o efeito e fez parecer meio forçada a transformação do olhar da moça enamorada.

Outra coisa que não me convenceu muito foi a atuação da Audrey Tautou. Não sei se foi coisa minha, mas ela estava muito magra no filme e a fascinação que todos sentiam por ela me pareceu exagerada. Ela exercia uma fascinação grande demais nos homens, mas não me pareceu justificado nem pela beleza física dela – no filme uma beleza bem comum – bem como pela atitude dela – bastante reservada pelo luto do marido.

Enfim, é um filme bom de se ver, mas eu tenho esses “reparos”.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura, Manoel Galdino e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A delicadeza do Amor

  1. Paula disse:

    que coisa essa fascinação dos homens por ela…
    quanto ao personagem masculino, você pode ter razão, mas interpreto que é como acontece quando duas pessoas estão se conhecendo: a beleza vem aos poucos, entra sem percebermos o poder de seu envolvimento em nossas vidas e principalmente os gestos e as expressões, que passam a ser belos e a ter significado maior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s