A melhor música que a minha geração produziu

Escolher algo como o mais importante de uma geração é algo mais difícil até do que produzir listas das melhores coisas. Mas após ver um comentário sobre rap, cheguei à conclusão sobre a melhor música que a minha geração já produziu. Nasci em 1981, e a minha geração começou a produzir coisas a partir da década de 90, claro que muitas coisas ainda estão por vir, mas na minha opinião a música Capitulo 4, Versículo 3 do Racionais MC´s é a melhor música que a minha geração produziu.

Ela é uma música forte, é periférica, é independente, é poética, é política… e o melhor de tudo, seus autores continuam periféricos, independentes,  poéticos e políticos.

Acho que essa música sofreria forte concorrência de Chico Science e Nação Zumbi, porém, além de ser paulistano (e ter visto o movimento rap paulistano mais de perto e entendê-lo melhor), pesa a favor dos Racionais o fato de serem mais diretos politicamente, questão de gosto, prefiro algo mais explicito. Não a toa, Racionais e Nação Zumbi ocupam postos na lista dos 100 maiores discos da Rolling Stone.

Abaixo o momento ápice da música, quando foi tocada na grande mídia, sem auxilio de grandes gravadoras e emplacando uma música com duração muito maior que o padrão.

Esse post foi publicado em Arte e Cultura, Marcel, Política e Economia, pop e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

