Android é realmente livre?

android_freedom_chapeu-p148461108523346398enxqz_400

Estive muito entretido com smartphones por esses últimos tempos. Como sou fã de hacks de software e não gosto da prisão (e do preço abusivo) que a Apple impõe aos seus seguidores, optei por um Android como meu smartphone.

Os entusiastas do Robozinho sempre levantaram a bandeira que o Android é livre e seria essa a principal vantagem sobre o concorrente da Maçã. Depois de muito “fuçar” meu celular, cheguei à conclusão que essa bandeira é verdade apenas em parte.

O Android realmente é muito mais livre que o IOS, mas é apenas isso, comparativamente ao IOS ele é mais livre. O Android não oferece uma liberdade plena aos seus usuários, e quem diz que oferece está mentindo. Ele oferece liberdades que um Apple não oferece, tais como: conectividade com qualquer PC (IOS só via Itunes), aceita aplicativos de fora do Google Play, aceita mp3 “piratas”, entre outros benefícios que Iphones não oferecem.

Mas na minha opinião acho que o que fica faltando é a possibilidade de poder mexer também no sistema do Android. O Android é travado de fábrica para que os usuários não tenham acesso aos arquivos do sistema (o famoso ROOT). Falta essa liberdade aos seus usuários, obviamente há na internet vários meios de você destravar essa pasta, porém, ao fazer isso você perde toda a garantia do seu celular (inclusive a parte do hardware do aparelho). Seria como você ter um computador com Windows sem poder mexer na pasta Windows e consequentemente nas pastas System e System32. Isso é liberdade? Inclusive nos aparelhos vendidos pela própria Google, que oferecem o chamado Android “Nativo” (ou puro, sem as customizações das empresas como Samsung, Sony, empresas de telefonia) a pasta ROOT vem bloqueada. E vale a mesma lógica, destravou o ROOT, perdeu a garantia.

Por isso que insisto, dizer que o Android é livre é verdade, mas apenas comparativamente ao IOS.

Esse post foi publicado em ciência, internet, Marcel, pop e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s