Chipre!

Meio desavidamente descobri que o Chipre está em crise! Estou tentando entender exatamente qual é o problema e quais são os dilemas de lá. Pelo que pude entender, é uma crise bancária, à lá Islândia, ou seja, bancos com dívidas maiores que o PIB do pequeno país. E o pior, nesse caso, é que salvar os bancos (fazer o proer deles lá) significa salvar o dinheiro do correntista… russo! Isso mesmo, dos milionários russos que enriqueceram de forma suspeita (pra dfizer o mínimo) após as privatizações das empressas estatais russas.

Aparentemente também as medidas iniciais são um resgate aos bancos, mas impondo perdas aos correntistas (depósitos de mais de 100 mil euros perderão quase 10%). Mas os depósitos supostamente segurados (abaixo de 100 mil euros) também terão perdas, de algo em torno de 6%. A especulação natural é se os correntistas de Espanha, Grécia, Portugal e Itália correm o mesmo risco e se, portanto, não é aconselhável retirar o dinheiro das suas contas. Eu tiraria meu dinheiro, ainda mais se tivesse medo de perder o emprego. Mas como argumenta o drunkeynesian no link acima, é muito difícil antecipar o que irá acontecer. Ou, como dizem duas frases que gosto muito: “prediction is hard, especially about the future” e “everything is obvious, in retrospect”.

A The Economist acha que o acordo final foi ruim. Eu sinceramente tenho pouco a acrescentar, exceto compartilhar com vocês que, a despeito do meu usual otimismo, estou ficando um pouco pessimista. Eu já tive meus surtos de pessimismo aqui no Blog antes, e, pelo menos por enquanto, nada do que eu previ aconteceu. Espero que continue assim. Termino o texto com mais uma frase gringa que eu gosto: “Things continue, till they don’t”.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

