Sobre os protestos contra o aumento do ônibus em São Paulo

Esse post foi escrito e publicado originalmente no facebook pelo Rodrigo Diego.

Não é questão apenas do aumento. Tem gente que não consegue entender que sim, 20 centavos fazem diferença. Mas não são R$ 0,20 – é isso além do absurdo dos R$ 3,00!

O pessoal limpinho que fala que é contra a corrupção tem que entender que, na esfera municipal, nada é tão corrupto quanto as licitações de transporte e lixo. Porque são as duas principais áreas a serem licitadas pela municipalidade.

Aí chantageia-se por alvarás (onde já pegaram o amigo do Serra); corrompe-se pela exposição de propagandas (quinhão devidamente apropriado a partir da Lei Cidade Limpa – tão louvada); suborna-se fiscais de ISS, mas isso não tem o tamanho nem o impacto dos contratos de transporte e lixo.

Pra não falar que não falei de outro ponto nevrálgico, a organização do espaço, em função da especulação imobiliária é evidentemente voraz e nefasta.

Mas o fato é que todos tem que entender que o preço da passagem tem como contrapartida a corrupção, o financiamento das campanhas com dinheiro ilícito etc. É simplesmente a extração diária do dinheiro da população para o enriquecimento corrupto dos empresários do ramo, dos políticos e estruturas partidárias licitantes.

Em câmbio que se tem? Uma estrutura de transporte que não torna viável linhas locais, que envolve acordos pra adiar a implementação de uma linha de metrô ou um corredor de ônibus pra fazer de certo trecho mais rentável – em resumo o caos que presenciamos nos sistemas de transporte urbano pelo país!

Você que está no carro, preso no trânsito (não só, evidente) por efeito das manifestações, devia aproveitar que não vai ter nada pra fazer agora e correr pra apoiar!

Esse post foi escrito e publicado originalmente no facebook pelo Rodrigo Diego.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em estatística, Política e Economia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Sobre os protestos contra o aumento do ônibus em São Paulo

  1. Pingback: São Paulo e Istambul | Aleatório, Eventual & Livre

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s