Brasil, um país medíocre, ou meu rant após as manifestações.

O Brasil é um país medíocre. #OGiganteAcordou. Pára e pensa, meu filho. Parou pra pensar na imagem que você está usando? Não? Então pensa antes de falar asneira.

Quer reforma política? Acha que o problema é esse? Acha que é um tema fácil? Acha mesmo? Acha que é tudo culpa do pessoal do mal, que você está do lado do bem? Você ainda assiste a desenho do He-man? Qual será o desenho da geração 10 anos mais nova que eu? Cuidado que pensar dói, viu? Conselho de amigo.

Vamos falar de reforma política. Que tal se copiássemos o sistema eleitoral finlandês. Que te parece? Finlândia é um país legal, né? É nórdico, é primeiro mundo. Pois então, o sistema eleitoral deles é igualzinho ao brasileiro. São os dois únicos países no mundo a usar o mesmo sistema eleitoral. Tá surpreso?

E se a gente copiar o sistema político americano. Que tal? Parece bom, né? Afinal, é o país mais rico e poderoso do mundo, né? Sabe quantos países são como os americanos? Nenhum. Isso mesmo, nenhum. Sabe qual país tem um sistema presidencialista (ou seja, aquele em que você elege o presidente) com um legislativo forte? Isso mesmo, sistema com presidente dirigindo o executivo e deputados e senadores com mais poderes do que no Brasil? Apenas os EUA. É isso mesmo. Quer copiar os americanos? Vamos fortalecer o congresso em detrimento do executivo. Vamos fortalecer os poderes dos Marcos Felicianos e Renans. Ah, não quer? Você quer o que então?

Ah, quer reforma política. Claro. Só não sabe o que essas duas palavrinhas querem dizer. Quer que políticos corruptos não sejam eleitos. Quer que os políticos te representem? Quantos porcento da população brasileira sequer lembra em quem votou pra deputado na última eleição? Muito pouca gente, né?

Melhor mudar de pauta. Já sei, vamos colocar o Joaquim Barbosa pra presidente. Perfeito. Ele só vai precisar de um partido. Qual partido ele vai entrar pra ser o candidato? O que você acha que os políticos atuais vão fazer: negociar com ele um naco do governo pra ele ter o direito a concorrer à presidência pelo partido. E como ele vai financiar a campanha dele? O Brasil é um país grande, é caro viajar pelo país, imprimir panfleto, contratar pessoas. Essas coisas custam dinheiro. Ah, ele vai receber contribuição de campanha das mesmas empresas que dão dinheiro pros candidatos atuais. E o que será que elas vão querer em troca, hein, meu filho? O que você acha?

A cuca tá doendo? Pois vai doer mais. Pensar dói, eu avisei. Vamos continuar. Vamos acabar com a corrupção. Vamos prender esses políticos corruptos. Ótimo. Que tal começar pelos mais óbvios. Deve ser mais fácil, né? Já sei, vamos transformar corrupção em crime hediondo. Ótimo. Agora eu pergunto: Quantos políticos são condenados no Brasil por corrupção? E o que você acha que vai acontecer se tornarmos a corrupção um crime hediondo. Eles vão ficar com medo ou vai ser mais difícil ainda prender alguém por corrupção? Você acha que vai ser mais fácil prender quem suborna o guarda ou quem correr o risco de ser pego vai gastar mais recursos ainda pra não ser pego? Tá repensando a ideia? Tá com dúvida agora?

Quer dizer então que as coisas não vão mudar? Que não adianta fazer nada? É, o Brasil não tem jeito mesmo, né? Tem, claro que tem. Já tá com outra certeza de novo. Não aprendeu nada, não?

As coisas são difíceis, mas não são impossíveis. Leva tempo. Requer tentativa e erro. Estudo. Aprendizado. Reflexão. Requer que a participação ativa na vida política do país seja algo permanente. Constante. É, vai dar trabalho. Vai doer. Mas você queria o que? Que fosse fácil? Você realmente achou que as coisas eram fáceis e não tinham mudado ainda apesar de serem fáceis? Que só faltava sua consciência iluminada?

Vá pra rua. Proteste. Compartilhe as soluções prontas no Facebook. Veja muito pouco mudar. Mas aprenda. É só isso que te peço. Aprenda como eu aprendi. Como ainda aprendo. Não acredite nas minhas respostas prontas. Nem nas de ninguém. Só não desista. Afinal, o brasileiro não desiste nunca, não é mesmo?

ps.: Sei que o post está pretensioso. Mas é muita abobrinha e é preciso dizer isso na cara das pessoas.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Brasil, um país medíocre, ou meu rant após as manifestações.

  1. renata disse:

    Ótimo texto! Gostaria de saber a sua sugestão sobre a melhor forma de realmente gerar mudança. Abs

  2. Villela disse:

    É. Pensar dói. Só não sei se pensar que os outros não pensam, não dói também.

    Em manifestações com milhares de pessoas se mobilizando, claro, tem sempre alguns idiotas. Assim como temos idiotas no Estado, nas salas de aula entre alunos e professores, na internet (o Sr. deve estar pensando inclusive entre os que leêm e respondem ao seu post), enfim….estupidez tem em todo lugar. Teu texto, apesar de não expor nenhuma mentira, menospreza o que julgo ser mais importante nesta história toda: as pessoas se mobilizaram para protestar contra a politica que é submetida…só isso. Não dá para mudar nada da noite para o dia, mas uma mudança deve começar de alguma forma e, acredito, que este começo vem através do povo. O que vejo, na minha humilde opinião, é só isso…um começo ou, minimamente, uma tentativa de. Já li coisas sobre um possível golpe militar numa teoria de conspiração digna de filme americano. Bacana. O Brasil não vai mudar de uma manifestação para outra mas se toda esta balbúrdia servir para inspirar o brasileiro a se politizar mais, já valeu a pena.

    Aos intelectuais que efetivamente não fazem nada, criticam o governo, depois criticam a inércia do povo, depois criticam as manifestações, depois criticam e criticam, e criticam, e criticam….e no fim das contas limitam-se nisso, fica novamente material para elaborar novas criticas.

  3. Villela, você tem razão. Concordo com você. Estou pensando.

  4. Renata, não sei. Primeira coisa é admitirmos que não sabemos. Creio que é hora de mais mediações, só isso. As coisas não se constróem do dia pra noite, então é elaborar sobre o que vivemos.

  5. Marco Polo disse:

    Putz, você é um gênio ! Parabéns !! Agora, me parece que na hora de pensar nas soluções, que é o que precisamos agora e é a parte mais difícil,, deve ter doido (muito) a sua cabeça e daí ficou nesse feijãozinho com arroz.

  6. Exato. Doeu demais e preferi escrever asneira no meu blog.

  7. Rafael disse:

    Não acho que seja asneira, mas também não dói pensar, só cansa!!! E muitos não querem sair da sua zona de conforto… Pensar não é simplesmente pedir mudança e copiar sistemas políticos existentes, afinal já observei inúmeras manifestações no País mais rico e poderoso do mundo. Alguns pensadores que ousaram definir um modelo político entraram pra história (ex. Karl Marx) e sequer chegaram perto de um modelo ideal. Manoel, concordo que ainda somos inexperientes e precisamos aprender, pensar no que realmente queremos, mas principalmente precisamos sim aprender a VOTAR, os brasileiros precisam aprender que no legislativo se vota na legenda, apesar de estar estampada a cara do candidato na urna. Querem manifestar por algo? que um dia manifestem para que seja incluída a matéria DIREITO CONSTITUCIONAL no primário e secundário. Querem reforma política? saibam que as reformas nunca irão agradar a todos e sequer chegará perto de um modelo ideal, como eu disse, tantos pensadores já tentaram e não conseguiram. Eu vi manifestações de todos os lados, uns contra uma PEC de número 37, eu gostaria de saber, pelo menos dos que manifestaram, se sabem o que realmente é uma Proposta de Emenda Constitucional? Eu gostaria de saber dos manifestantes se eles sabem que para esta proposta entrar em pauta, 1/3 dos deputados votaram a favor, ou seja, no mínimo 171 deputados dos 513 votaram a favor dela em um primeiro momento. Isso se chama processo legislativo, está na constituição federal no artigo 60 é só ler. Isso só foi um exemplo, para poder dizer que para poder mudar algo, temos que saber o que está vigorando… Senão, terei que me render também a expressão “medíocre” do Manoel.
    Bom, como manifestação do meu direito de liberdade de expressão, isso é só uma opinião!
    Mais uma vez, parabéns Manoel.

  8. Pingback: Números de 2013 | Blog Pra falar de coisas

  9. Bruno disse:

    Para Políticos.
    Acabei de ver um vídeo falando sobre o que vivemos hoje.
    Hipócritas … eles então lá, destorcendo a palavra do povo … O Tempo da mentira vai acabar e o povo vai desmascarar os que tentam distorcer o povo, defendendo nossos direitos … a sociedade quer impor um limite para o povo, para que eles possam prosperar com sua ditadura… eu apoio totalmente a manifestação dos Professores… apoio totalmente o povo que briga pelos seus direitos, e aqueles que não tem medo de da o rosto a tapa, e que mostra a força do povo… um abraço aos que estão no meio dos tolos, e estão lutando pelo povo, tentando construir hospitais, escolas, ao invés de estádios.. A você, hipócrita, não se busca a luz pela escuridão, o mal é uma maldição , e é amaldiçoado aquele que busca o mal, e que faz o mal, e trará o tempo de guerra para si próprio … Nos elegemos você, político, para lutar por nós, não pra continuar um legado de roubos, de ditadura, de guerra … pois é assim que eu vejo o Brasil hoje. Será que temos segurança para sair de casa? Temos leis adequadas para a sociedade? Será mesmo que as pessoas que dependem da saúde publica, estão sendo bem tratadas ? Estão tendo a atenção e cuidados que precisão ? Você tem a condição de melhorar isso, então porque não faz a diferença ? em Político ? queria saber onde você estava esse final de semana, será que estava vendo as condições dos hospitais ? ou curtindo Copacabana tomando sua água de coco ? é, tempos ruins estão prosperando, mais isso não é culpa só do povo, mais também da sociedade hipócrita que está no poder … Você já foi uma criança, e talvez tenha passado por alguma dificuldade, então se coloque ao nosso lugar, e ao invés de virar suas costas, pense no futuro da nação, evite a guerra, tenha ideais, construa sonhos, pense nisso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s