Quem recebe bolsa (social!) não deve votar em 2014.

Vi no facebook a foto abaixo.

voto_bolsa_familia

Eu sinceramente não sei o que dizer. Só sei que é coisa de anaeróbios e é até difícil saber por onde começar. De um lado, é óbvio que há pessoas bem intencionadas que compram uma anaerobisse dessas. E aí, o que é que você faz? Uma possibilidade é ignorar essas pessoas. Mas isso significa que a anaerobisse vai se propagar.

Outra possibilidade é combater com argumentos. Mas, se o cara foi anaeróbio de acreditar nisso, vai adiantar? E compensará o desgaste?

E ainda, vale a pena chamar o anaeróbio de anaeróbio, como estou fazendo? Afinal, todos nós não estamos sujeitos a acreditar em argumentos anaeróbicos como esse? Enfim, a verdade é que não sei bem o que fazer. Se você tiver alguma ideia do que fazer num caso desses, por favor, diga aí nos comentários. Eu realmente tô perdidinho…

ps.: se alguém vier aqui defender esse ponto de vista, antes de começar com qualquer abobrinha, por favor, me explique: porque quem recebe o bolsa família é diferente de quem recebe qualquer outro benefício do governo: bolsa de estudo, subsídio, tarifa de importação, aposentadoria, aumento de salário, emprego estatal, redução de imposto, rua asfaltada na sua casa – e não em outro lugar-, parque perto da sua casa – e não em outro lugar – policiamento perto da sua casa – e não em outro lugar – vacinação gratuita, hospital público perto de casa, proteção do governo da poupança até certo valor em caso de um banco quebrar, compras governamentais de produtos de uma dada empresa, e não de qualquer outra, isenção de imposto para exportação – e não para produção interna -, ruas limpas – e não em outros lugares- , saneamento básico na sua rua – e não em outro lugar -, conserto do semáforo perto de sua casa e/ou trabalho primeiro e não por último, etc. etc. etc. Creio que o ponto está claro. Então, seu imbecil que não consegue ver isso, deixe de ser um classista estúpido que acha que seu benefício não afeta seu voto, mas o do pobre afeta, e não encha minha caixa de comentário com abobrinha.

pstu. Se você tiver alguma ideia do que fazer nesses casos, talvez valha a pena dar uma lida nesse post do NTPO sobre o Hermenauta, e ver o item 4, sobre o Reinaldo Azevedo.

 

 

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Quem recebe bolsa (social!) não deve votar em 2014.

  1. Rafael disse:

    Imagino que a motivação desse pessoal no face seja evitar que o Bolsa-Família beneficie o PT. Se for isso mesmo, um argumento que você pode usar é o de que o BF beneficia qualquer candidato incumbente, seja do PT ou da oposição. Cientistas políticos de altíssimo gabarito mostraram que é o que acontece, pelo menos em eleições municipais: http://www.fflch.usp.br/dcp/assets/docs/III_SD_2013/Mesa_9.2_-_Fabio_Lacerda_et_all_III_SD_2013.pdf

    Aliás, se vc puder ler o paper, adoraríamos ouvir os comentários. Arruma um tempo aí ;).

    Abs

  2. brandizzi disse:

    Olá, Manoel.
    Acredito que isso aí é resolvível, mas vai demorar um pouco. Estamos muito distantes dessas pessoas, falta-nos base, argumentos que possam convencer. Meio culpa nossa, mesmo: passamos tanto tempo nos orgulhando de nossa habilidade que esquecemos que argumento bom é argumento convincente e, se o povo do Facebook não se convence, é problema deles. E olha que nem é preciso muito para subir no salto alto: eu não tenho base nenhuma em Humanities e já fico todo enojado…
    Enfim, há uma separação grande aí. Talvez o processo tenha de ser lento, convencendo em pontos mais fáceis, apresentando conceitos etc. Toma tempo, dá trabalho, mas depois de ver o pessoal morrendo de medo de povo em junho, parece-me claro que é uma necessidade.
    Até!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s