Dúvida sobre um argumento conservador

Um argumento conservador clássico é aquele segundo o qual as instituições políticas do presente são um resultado de um longo processo de tentativa e erro de desenvolvimento de um sistema complexo. Assim, é provável que qualquer tentativa de molificação consciente por parte do ser humano redunde em fracasso, devido à dificuldade de compreender todas as conseqüências das mudanças.

Eu até acho um argumento bom, porém tenho a seguinte dúvida. Se o sistema atual é o resultado de um processo de tentativa e erro, é porque tentativas de modificações foram feitas no passado. Se no passado alguém utilizasse esse argumento, mudanças não seriam tentadas, e o sistema seria provavelmente inferior no presente.

Ademais, como a realidade muda, e dado que o sistema é complexo, não dá para saber, nunca, quando o sistema precisa ser adaptado ou não. Logo, esse argumento conservador não serve para justificar que mudanças não sejam feitas.

Talvez eu não esteja percebendo algo óbvio no argumento conservador. Mas confesso que ainda não li nenhuma objeção à minha objeção.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Dúvida sobre um argumento conservador

  1. Refinamento é tudo! Abraço.

  2. Rodolpho Bernabel disse:

    Manoel,

    não é o caso de que qualquer tentativa de mudança provavelmente resultará em fracasso. Os conservadores antepõe-se, com o argumento da mudança por pedaços pequenos, às tentativas revolucionárias de mudanças fundamentais, não somente das instituições políticas, mas também sociais, por meio da concentração de poder nas mãos de poucos indivíduos. O argumento conservador, portanto, não vai contra, com relação ao método, à mudanças pontuais apoiadas por grande parte da sociedade. Podem ir contra sim, ainda que respeitadas estas condições, caso tenham preferências diferentes das que estejam a ser propostas; sobretudo no campo dos valores mais fundamentais. Conservadores podem sim, apoiar mudanças, mesmo sem saber no que vai dar. Note que Burke aprovava a Independência Americana e reprovava a Revolução Francesa. Esta buscava mudanças profundas na sociedade por meio da concentração de poder nas mãos de poucos. Aquela buscava preservar uma sociedade, que vinha sendo acharcada pelo Estado.

  3. Obrigado pelo comentário.
    Eu acho estranho você associar o conservadorismo a ser contra concentrar poder nas mãos de poucos indivíduos. Imagino um conservador sendo mais aristocrático que democrático. Mas você sabe mais do que eu sobre o assunto…

    Sobre o Burke apoiar a independência americana, me pergunto o que ele acharia da abolição da escravatura nos vários países. Seria contra?

    Sobre a RF, acho estranha sua caracterização. Me parece que a RF operava com desconcentração de poderes. Antes era o Rei e talvez a Igreja e um punhado de nobres!

    Eu não lembro mais da minha leitura do livro do Burke, mas lembro um pouco mais do Tocqueville. E, salvo engano, um dos problemas da RF, segundo Tocqueville, é que ela seria resultado justamente de um longo processo de descentralização, que vinha operando durante muito tempo!

  4. Rodolpho Bernabel disse:

    O problema á a transformação profunda e abrupta da sociedade por meio da concentração de poder, não a concentração de poder em si. Conservadores podem ser democratas, aristocratas ou monarquistas. Ao meu ver tem-se aqui uma separação importante entre Estado e sociedade.

    Sobre Burke e escravatura, não sei se ele diz algo a respeito, não lembro. Talvez ele seja contra. O que eu lembro dos escritores conservadores brasileiros é que eram contra a abolição de uma só vez, pois não haveria tempo de integrar os escravos na sociedade – o quê, de fato, aconteceu. E aqui não vai um endosso de minha parte sobre o argumento. Um homem não pode escravizar outro e ponto final.

    Sobre a RF, novamente, o problema é a transformação social.

Deixe um comentário

