The closed Brazilian mind

Via The Crooked Timber, eu fiquei sabendo dessa debate entre intelectuais americanos, um negro e outro branco, sobre a questão do negro nos EUA na era Obama. Coates escreveu um primeiro ensaio, ao qual Chait respondeu, Coates fez uma réplica e Chait um tréplica.

Eu recomendo bastante a leitura. Não somente pelo conteúdo, mas também pela forma como o debate é feito. E também para termos como uma referência para reproduzirmos um debate similar aqui no Brasil, mas dentro de nossa realidade. E nem estou pensando apenas na questão dos negros daqui, mas também da questão de classe ( o gêmeo mais velho da questão racial, como lembrou um comentarista do The Crooked Timber na thread que me fez saber desse debate entre Coat e Chait).

Lendo os argumentos trocados entre os autores, é difícil não lembrar dos argumentos utilizados aqui no Brasil a propósito do Bolsa Família, por exemplo. Além do ridículo “é preciso não só dar o peixe, mas também ensinar a pescar”*, as recorrentes menções aos incentivos a terem filhos, não trabalharem etc. que o Bolsa Família daria aos beneficiários (sem falar no uso do nome bolsa-esmola) são ilustrativas do tipo de diagnóstico que anima os debates sobre essas políticas aqui no Brasil. Espero que tenhamos nosso Coates a derrubar esses e outros mitos em praça pública, isto é, nos meios de comunicação mais importantes do nosso país.

*O fato de que pessoas educadas utilizam um argumento tão sofisticado quanto um provérbio popular é um demonstrativo poderoso da pobreza intelectual do nosso debate.

 

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em internet, Política e Economia e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s