Incidental Parameters e alguns comentários incidentais sobre Bayes

Para aqueles (alguém?) leitores que adoram estatística, um link de um paper contando a história do problema dos parâmetros incidentais (conectado com nuisance parameters).

Eu achei esse paper por acaso, ao procurar exemplos de introduções à estatística Bayesiana, já que estou tentando escrever um artigo com esse objetivo, para cientistas políticos brasileiros. Aliás, do que tenho visto até agora, surpreende-me não ter visto alguém conseguir resumir em poucas linhas as vantagens da abordagem Bayesiana*.

* Isso não é de todo correto, na medida em que muitos enfatizam a capacidade de analisar dados combinando duas fontes de informação: os dados (via modelo/verossimilhança) e informação a priori. Eu estou cada vez mais convencido dessa vantagem, especialmente que agora advogo em favor do uso de informative priors. Mas em modelos hierárquicos, por exemplo, a vantagem não vem só daí. E sinto falta de argumentos sintetizadores que apresentem essas outra vantagens.

Além disso, há os argumentos filosóficos de que a abordagem Bayesiana é coerente e, para alguns poucos, a única racional. Ou ainda que não viola o princípio da verossimilhança. Mas eu não acho esses argumentos bons/convincentes. Sobre coerência, aliás, veja esse paper do Dawid, no JASA, de 1982. Ele deixa claro que a coerência é uma demanda impossível de ser alcançada (como aliás a racionalidade no sentido Bayesiano subjetivista).

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em estatística, Manoel Galdino e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Incidental Parameters e alguns comentários incidentais sobre Bayes

  1. abevieiramota disse:

    Dá uma pesquisada por bayesianism x frequentism. Vi recentemente muita discussão sobre, começando por https://jakevdp.github.io/blog/2014/03/11/frequentism-and-bayesianism-a-practical-intro/

  2. Vou olhar, obrigado.

Deixe um comentário

