O bem-calibrado economista

Um amigo me perguntou como avaliar as recomendações conflitantes dos economistas sobre o que fazer com o Brasil. Que se conecta com um post antigo meu sobre quando confiar nos especialistas. Também já fiz um post com links sobre o tema. Aparentemente, porém, eu não trouxe reflexões da literatura acadêmica, dentro da estatística, sobre um tema chamado calibração de previsões.

A idea de calibração é simples, e surgiu com um artigo de 1982 do Dawid no JASA (Journal of American Statistical Association). Suponha que alguém faz previsões sequenciais sobre se vai chover ou não. Então, um especialista será bem calibrado se, dos dias em que ele disser que há 30% de chance de chover, 30% das vezes choverem, e assim sucessivamente para as demais previsões.

Portanto, para avaliarmos se um especialista é calibrado, as previsões deles precisam ser probabilísticas. Que os economistas e os jornais não reportem previsões probabilísticas apenas ilustra o estado de indigência mental do debate no nosso país. Tanto economistas, quanto jornalistas e leitores parecem não se importar com o fato das previsões serem não probabilísticas, o que é de fato um horror.

Então, da próxima vez que você ouvir um economista recomendar a política x ou y, peça a ele uma previsão probabilística do que irá acontecer com algum indicador relevante se a política x ou y for implementada. E se, após uma série de previsões, você identificar que o economista não é calibrado, pode parar de ouvir as abobrinhas dele.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em ciência, estatística, Política e Economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s