Energia escura

Eu queria entender um pouquinho (ou muitinho) mais de física para avaliar esse comentário. Meu entendimento é que, fosse apenas pela força gravitacional, o Universo não se expandiria (ou pararia de se expandir, e começaria a se contrair). Mas outra força (energia escura) superou a gravidade. Talvez a gente esteja só, mas outras civilizações (extintas?) que permitiram que a gente estivesse aqui, ao detonar a energia escura. Fiquei pensando que talvez esse seja o destino da humanidade. Se destruir no planeta terra, mas liberar alguma energia para que outra espécie possa fazer o que não conseguimos fazer…

Mudando de assunto, faz tempo que quero escrever, mas me encontro meio bloqueado. Basicamente eu tenho uma ideia, começo a escrever, mas aí paro porque ela não é boa suficiente. Ou melhor, não consigo fundamentá-la o suficiente. Hoje em dia não acho que sei de nada o suficiente. O pior é que mesmo quando chego a ultrapassar essa barreira, o texto me parece boring, chato, seco, sem vida. Como esse aqui. Minha vontade agora é de simplesmente apagar tudo (como tenho feito nas últimas milhares de vezes) e deixar pra lá. Só não apago numa tentativa inútil de que algo meta fique bom. Mas a sensação é crescente de que não está bom. E quanto mais aperto as teclas do computador mais agoniado eu fico. Ok, parei e apertando rapidamente o botão de publicar antes que me arrependa…

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em ciência, orquídeas selvagens. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Energia escura

  1. Não apague, não deixe pra lá. Foi da energia do seu blog, dentre outras coisas, que emergiu em mim a vontade de fazer o Sociais & Métodos. E já pesquei idéias suas incríveis aqui — as coisas de Economia Comportamental, por exemplo. Você acha que não está bom? Está ótimo!

  2. Poxa, obrigado pelas palavras de incentivo! Não sabia que meu blog tinha ajudado alguém! =)

  3. Sobre a energia escura, o post do cara me lembrou desse gráfico aqui: https://goo.gl/wfyzHc
    E desse wiki aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Scale_factor_(cosmology)#Chronology

    Lembro-me de ter visto um vídeo de divulgação científica bem legal sobre o assunto, mas não o encontrei agora…

    Enfim… referências de um sociólogo… (certamente não são muito boas)

Deixe um comentário

