Paralelismo no R

Quando eu decidi comprar um computador novo, tinha duas coisas em mente: 1. acelerar o tempo de meus programas no R; 2. jogar novos jogos com gráficos animais.

Nem 1, nem 2 acabou rolando direito. Quanto a jogos, minha placa de vídeo tá com problema e estou sem poder utilizar o computador. Mandei ela pro conserto.

Pelo menos, quando voltar do conserto, poderei jogar normalmente (assim espero!). Já o R eu acabei descobrindo que ele foi desenhado para fazer tarefas em série e, portanto, não aproveita a morderna arquitetura dos computadores que possuem vários núcleos (o meu tem 4). Para aproveitar os vários núcleos ou vários computadores em rede é preciso programar em paralelo. Espero aprender isso em breve. Já até andei dando uma olhada nuns pacotes, como snow.

Assim, para os usuários de R que leem esse blog (algum?) vai minha dica de vídeo do Ryan Rosário com exemplos de programação em paralelo, hat tip pro Revolutions R. Eu dei uma olhada rápida e pareceu bem didático. Espero ver todos os slides logo. Se der, faço algum comentário sobre a utilidade deles com mais propriedade.

ps.: Alguns pacotes para rodar em paralelo não funcionam no Windows. É preciso usar o linux nesses casos. Os slides são para um usuário de Linux.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário