Por favor, tentem me explicar: qual o risco que o banco tem em conceder empréstimo consignado para aposentados? Eu não consigo entender. Ainda bem que estão tentando limitar isso, mas duvido que consigam.
JUROS PARA APOSENTADOS
Em patética tentativa de justificar os juros injustificáveis que cobra em seus empréstimos à aposentados, a Caixa Econômica Federal afirmou que são de apenas 2% ao mês e que são os menores que o das financeiras e dos agiotas.
(Seção Painel do Leitor, de 26/11/05, Jornal Folha de São Paulo)
Seguridade aprova limitação de juros em empréstimos para aposentados
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta quarta-feira (16), o substitutivo do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) ao Projeto de Lei 7130/06, do deputado Fernando Coruja (PPS-SC), que limita em 6% ao ano a taxa de juros cobrada em empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas. De acordo com o substitutivo, as taxas de juros de 6% ao ano poderão ser acrescidas do percentual referente à Taxa Referencial de Juros (TR). A proposta também limita o valor do empréstimo a 20% do benefício recebido e isenta aposentados e pensionistas do pagamento da Taxa de Abertura de Crédito (TAC).
Outra exigência da proposta é que os aposentados recebam, antes da formalização da operação de crédito, tabela que mostre mês a mês o valor das prestações e dos juros cobrados, de maneira clara e detalhada. O objetivo do projeto é evitar que as instituições financeiras cobrem juros abusivos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
(Site da Câmara dos Deputados)
Marcel,
ficou até patética toda a minha reflexão sobre a luta de Classes depois do que você postou. Embora desejável num outro mundo, é óbvio que os bancos nunca vão aceitar ver os tomadores de empréstimo com outros olhos, pois a lógica do capital os proíbem. Vou retificar minha reflexão num próximo ponto, acrescentando esse aspecto.
ótimo post.
abraços
Teste de link em comentário:
teste 2:
outrapolitica – politica colaboração